Roteiro Turístico - Melgaço

Localizado no extremo noroeste do País, Melgaço é uma vila inserida numa região montanhosa, banhada pelo rio Minho, que desde cedo moldou o estilo de vida das populações, que com ele têm uma estreita ligação.
A ocupação humana da região é muito antiga, encontrando-se diversos monumentos megalíticos pelo município, cujo exemplo mais significativo encontra-se em Castro Laboreiro, onde foram descobertos várias marcas dos povos primitivos que aí habitaram durante várias épocas.
Situada na fronteira Espanhola, Melgaço sempre representou um papel defensivo estratégico, sendo palco de vários acontecimentos históricos ao longo dos séculos, tendo a atual localidade se formado ao redor do seu Castelo, do qual parte ainda hoje se mantém sobranceiro à vila.
Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, onde se fabrica uma das mais sublimes castas de vinho verde, o famoso Alvarinho, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitectónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Diversas casas senhoriais e brasonadas e pequenos palacetes enriquecem esta paisagem minhota, por entre outros monumentos de destaque, como as Capelas de Nossa Senhora da Orada e de São Julião com o seu belo cruzeiro.
Usufruindo dos excelentes recursos naturais da região, encontram-se as Termas de Melgaço, ou Termas do Peso, munidas de diversas estruturas de apoio, cujas indicações terapêuticas vão desde afeções das vias respiratórias, afeções reumáticas e músculo-esqueléticas a diabetes.
Nas redondezas importa não perder o Mosteiro de Fiães e a Igreja de Paderne, todos em estilo românico, marcado pela lenta passagem do tempo.







Património Histórico
Lista de Património Edificado em Melgaço
Igreja de Paderne
Igreja da Misericórdia
Igreja de Fiães
Igreja Românica de Chaviães
Igreja Matriz de Castro Laboreiro
Igreja de Alvaredo
Igreja de Lamas de Mouro
Igreja Matriz de Melgaço
Capela de Nossa Senhora da Orada
Museu do Cinema de Melgaço
Espaço Memória e Fronteira
Castelo de Melgaço
Castelo de Castro Laboreiro
Parque Termal do Peso
Solar de Galvão

Festas, Feiras e Romarias
Festa do Alvarinho e do Fumeiro
Festa da Cultura
Marchas de São João
Tapetes de Flores

Gastronomia
Pratos típicos: cabrito assado no forno de cozer o pão; lampreia com arroz à bordalesa, frita com ovos ou assada; trutas do Rio Minho abafadas; sarrabulho; grelos com rojões; bola da frigideira.
Doces típicos: bolo da pedra; a água d’unto; bucho doce; migas doces; pastéis mimosos.

Percursos Verdes do Alto Minho
Percursos Marginais do Rio Minho
Início do percurso: 42°06'51.47"N, 8°15'40.04"W
Tipo de percurso: Pequena Rota
Âmbito do percurso: Paisagístico e Cultural
Grau de dificuldade: Fácil/ Moderado
Distância percorrida: 5,7 km
Duração do percurso: 1,3 h
Pontos de interesse: Rio Minho, pesqueiras, vinhas da casta Alvarinho, fauna e flora ribeirinha.


Vídeo Promocional

Sem comentários:

Enviar um comentário